INTERVENÇÕES
É compreensível que a definição e o papel da fotografia sejam motivos de debate: à medida que avança sua contínua modernização, desde as primeiras experiências no século XIX até os dias de hoje, os processos vêm se modificando de forma acelerada. A cada novo equipamento lançado no mercado, menos esforço é exigido dos fotógrafos. Se por um lado a fotografia se torna cada vez mais acessível, por outro, encobre a estrutura do seu processo, limitando o fotógrafo ao que determinada câmera pode fazer.
O projeto "Intervenções" surgiu através da investigação do processo fotográfico. Transitando nos limites invisíveis e mutáveis do que pode definir a fotografia, o artista utilizou diferentes técnicas, imprimindo, recondicionando com outros elementos e fotografando a própria impressão, em alguns casos, por diversas vezes.
Ao final, os trabalhos apresentados são impressões fotográficas em pigmento mineral, mas não se pode dizer e nem é a intenção do artista afirmar que são fotografias. Basta, no entanto, que haja uma tentativa de decifrar os processos em busca de entendimento.
ARTE CONTEMPORÂNEA
ALEXANDRE ABI-ACKEL / ARTITA PLÁSTICO
Receba notícias e lançamentos
de novos projetos.
Obrigado pelo envio.